Com as fortes chuvas desta quarta-feira (30), a Secretaria Adjunta de Defesa Civil informa que Macaé está em estado de alerta máximo devido à zona de convergência do Atlântico Sul sobre a região, que favorece a ocorrência de chuvas frequentes e volumosas. A estimativa foi de aproximadamente 90mm nas últimas seis horas com rajadas até 100 km/h.
Segundo dados da Defesa Civil, os bairros com pontos de alagamentos são: Centro, Sol y Mar, Campo do Oeste, Novo Horizonte, Riviera, Barreto, Lagomar, Praia Campista, Miramar, Glória, Novo Cavaleiros e Verdes Mares. Já as ocorrências de escorregamento de solo ocorreram em três pontos: Imbetiba, Engenho da Praia e Miramar. O registro é de uma pessoa desabrigada e não há notificação de desalojados.
Os riscos são de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. A recomendação é não se abrigar debaixo de árvores, pois há possibilidade de queda e descargas elétricas, além de buscar não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Outra orientação é desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
O contato com a Defesa Civil pode ser feito pelo telefone 199. Já o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193. A Secretaria Adjunta de Serviços Públicos também está de prontidão. Em caso de necessidade, fale com: (22) 27727400 (Secretaria); 27961235 (Cata-bagulho); 0800 2827050 (Disque Lixo); @servicospublicos_macae.
Em função das fortes chuvas no município, priorizando a segurança da comunidade escolar, a Secretaria de Educação suspende as aulas da Rede Municipal de Ensino no dia de hoje 30/11/2022 nas Unidades Escolares localizadas na cidade.
Os Gestores das Unidades Escolares da Serra Macaense, juntamente ao Serviço de Supervisão de Ensino da SEMED, estão autorizados a avaliar a viabilidade de ofertar o dia letivo em função da ausência de chuvas nas localidades dessa região.





