Prefeito de Macaé cobra melhorias da Enel em reunião com CEO da empresa


O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, cobrou nesta segunda-feira (7) melhorias no fornecimento de energia elétrica ao CEO da Enel Distribuição Rio, Francesco Moliterni, durante reunião no gabinete. O encontro contou com a presença do vice-prefeito Fabiano Paschoal e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna.

O prefeito destacou que Macaé ocupa posição estratégica para o desenvolvimento do Estado e do país, sendo um dos principais polos de energia com economia em expansão e investimentos robustos em curso. “É fundamental que o fornecimento de energia elétrica acompanhe esse crescimento, com estabilidade e qualidade à altura da nossa realidade atual e do que estamos construindo”, afirmou.

Welberth citou ainda os R$ 30 bilhões em investimentos no Tepor e no Parque Térmico do Sudeste; os R$ 123 bilhões anunciados pela Petrobras para a Bacia de Campos; e os 40 milhões de metros cúbicos de gás já garantidos, além dos 16 milhões de metros cúbicos adicionais que chegarão pela Rota 5 do gás natural.

O vice-prefeito endossou a necessidade de aprimoramento no fornecimento de energia elétrica em Macaé. “Macaé discute termelétricas, aeroporto cuja nova pista foi inaugurada, redes hospitalares e todas as empresas que estão vindo, querem vir, gerar emprego e fomentar desenvolvimento econômico e a Enel precisa acompanhar esse desenvolvimento”, ressaltou Fabiano Paschoal. 

Na reunião desta segunda-feira, o CEO da Enel Rio se disponibilizou para ouvir as demandas da cidade, vindas tanto do poder público municipal quanto da iniciativa privada. “É importante ter uma visão integrada ao desenvolvimento, estamos à disposição e convidamos os representantes da prefeitura a irem em nosso polo”, disse o presidente, acrescentando que a empresa pode participar de projetos culturais e sociais da cidade. 

Secretário mostra que Macaé é o ambiente de negócios que mais cresce no Brasil 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Viana, apresentou dados de Macaé como o ambiente de negócios que mais cresce no Brasil. Ele citou dados como 9 bi de dólares em investimentos na rota 5 e megacampo de gás equinor; 40 mil em vagas de emprego desde 2021; 260 mi de reais em investimentos na nova pista do Aeroporto de Macaé e 14,5 GW gerados a partir da implantação do Parque Térmico do Sudeste. 

Rodrigo Vianna enfatizou o portfólio de geração de energia que Macaé está transformando. “Macaé está pronta para receber novos negócios e ampliar sua participação na matriz energética nacional e a Enel precisa atestar confiabilidade ao fornecimento”, pontuou Vianna. 

O secretário lembrou que Macaé possui 27 mil empresas ativas no município e se destaca pela sua grande geração de energia, tanto de fontes fósseis quanto renováveis. Rodrigo Viana apresentou todo o panorama estratégico do município, reforçando sua posição como a Capital da Energia do Estado do Rio de Janeiro. 

Enel apresenta Plano de Investimentos em Macaé

Os executivos da companhia esmiuçaram o Plano de Investimentos em Macaé com obras de média tensão executadas e previstas para 2025. Segundo a apresentação; em 2024 foram 158 obras de conexões; em 2025, 155 e entre 2026 e 2027, 304 com acréscimo de carga com obras.

De acordo com a empresa, em recondutoramento/novas conexões foram 12 em 2024; 33 em 2025 e 51 entre 2026 e 2027 com reforma e expansão por quilômetro de rede de média tensão.

Em telecontrole, foram 8 em 2024; 45 em 2025 e 51 em 2026/2027 com equipamentos para recomposição da rede de forma remota. 

Nas obras estruturantes, eles explicaram que tem obra prevista na SE Cabiúnas de instalação de novo transformador de 25 MVA, com benefício para cem mil clientes; a troca do transformador de 15MVA para 25MVA, com aumento de 67% até 2027 na subestação; instalação de novo transformador de 16 MVA e instalação de uma blindada de 15 kV. A construção de três novos circuitos com 15 quilômetros de rede também foi citada pelos executivos.

Eles também apresentaram que para a SE MACAÉ, a substituição do transformador TR02 69/13,8kV com troca do TR02 de 25MVA para 40MVA e adequação do CT e do barramento de 15kV estão previstas. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Compartilhe:

Formulário de contato